Blog

28 de novembro de 2021

Bem evelhecer

Estamos vivendo um momento muito especial, de autoconhecimento e aceitação, de busca por bem-estar e qualidade de vida.

“A única alternativa a envelhecer, é morrer jovem. E não queremos isso”, já dizia um antigo professor de pediatria, Dr. André Valente.

E essa jornada de amadurecimento e envelhecimento não precisa ser dura ou amarga.

Estamos vivendo um momento muito especial, de autoconhecimento e aceitação, de busca por bem-estar e qualidade de vida.

Sabemos que o envelhecimento é determinado geneticamente, sabemos também que as escolhas que fazemos na juventude impactam diretamente neste processo. A dieta, a prática de exercícios e a exposição ao sol podem, a longo prazo, determinar um envelhecimento mais leve ou mais intenso, com maior ou menor qualidade de vida.

A pele é um órgão incrível que representa, entre outros papéis, o de marcador de juventude ou velhice, pode ser um instrumento de atração e sedução, pode ser o caminho para o prazer e para a dor, pode ser tocada e admirada.

A pele jovem costuma ser bem hidratada, lisinha, com poucas manchas, resistente e elástica. Com o passar do tempo, ela perde alguns dos seus componentes hidratantes, torna-se mais fina em algumas regiões, mais grossa em outras, com manchas e alterações de textura. Surge a flacidez, algumas rugas e sulcos. As estruturas faciais se reorganizam, surgem depressões e a impressão de derretimento da região central do rosto.

Parte destas alterações tem uma base genética, mas o principal envolvido é o dano causado pelas radiações solares.  

É durante a juventude que podemos optar pela proteção solar e assim minimizar os efeitos sobre o envelhecimento da pele.

Uma vez que as alterações já tenham se instalado, ainda é possível usar dos recursos que a dermatologia e a cirurgia plástica oferecem.

Quando falamos em bem-estar, preferimos pensar que a forma como envelhecemos pode impactar positivamente as nossas vidas.

Hoje é possível corrigir dietas e hábitos, a fim ainda de se modificar padrões.

É possível lançar mão de recursos como peelings, lasers, uso de cosmecêuticos, toxina botulínica, preenchedores, bioestimuladores e cirurgia, conforme necessidade e indicação.

É tão ou mais importante que a escolha em se usar estes tratamentos seja sempre, por opção e não por uma imposição externa, da sociedade ou da família.

Enfim, entendendo que viveremos cada vez mais, envelhecer com saúde física e mental é a forma mais realista para encarar um processo natural e bonito, que nunca deve ser negativo ou pesado. Converse com os profissionais e amigos da Tact para saber o que podemos fazer juntos, nesta caminhada.

Leia também:

30 de novembro de 2021

Dezembro Laranja

Você certamente já ouviu falar no Outubro Rosa e no Novembro Azul, certo? Mas você conhece o Dezembro Laranja?
Saiba mais
30 de novembro de 2021

A Clínica TACT apoia o PROJETO SOCIAL LIFE

Nós, da Clínica Tact, já participamos de várias ações com o Projeto Social Life e sabemos da seriedade com que trabalham. É gente de bem fazendo o  bem!
Saiba mais
Responsável Técnico: Dr. Beni M. Grinblat CRM-SP 84426 | RQE 28895
TACT - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por