Dezembro é o mês de conscientização sobre o Câncer de Pele, o câncer de maior prevalência na sociedade.
Existem diferentes tipos de câncer de pele, sendo os mais comuns:
O CBC é o mais frequente deles e o de menor malignidade. Já o MM é o mais maligno dos três e, quando diagnosticado tardiamente, pode levar a metástases e a óbito.
É sempre importante o diagnóstico precoce dos cânceres e, por isso, se surgir alguma lesão de pele suspeita (ex: ferida que não cicatriza), procure seu dermatologista.
Caso você note alguma mudança em suas pintas, também é recomendado que procure seu médico. E, para ajudar no “auto-exame das pintas” você pode seguir a “regra do ABCDE” para ver se alguma delas é suspeita:
Além de conscientizar sobre os tipos de câncer de pele e como reconhecer uma lesão suspeita, também é fundamental conscientizarmos a população sobre a importância da proteção solar e como deve ser feita.
Devemos evitar a exposição solar entre as 10h e 15h, estimular o uso de roupas, chapéus e óculos escuros quando ao ar livre e nunca esquecer do protetor solar. Este deve ter um veículo adequado para cada tipo de pele e ter proteção contra raios UVA e UVB. O fator de proteção para a maioria da população deve ser de no mímimo 30 e deve ser reaplicado a cada 3 horas.
E não podemos nos esquecer de proteger as crianças!
Crianças com mais de 6 meses já podem (e devem) usar protetor solar!